MDM: Entenda o que é, como funciona e para que serve esta estratégia

20/09/22

MDM: Entenda o que é, como funciona e para que serve esta estratégia

 

Já imaginou contar com uma tecnologia que permita verificar o status dos dispositivos móveis da equipe que trabalha em campo, visitando os clientes? E se você conseguisse conferir a situação de cada aparelho, se pudesse rastrear os colaboradores e pudesse garantir que o cliente fosse atendido mais rapidamente? Tudo isso é possível se você usar um MDM, sigla para Mobile Device Management. Nesse artigo você vai entender o que é MDM e como esse software pode transformar o dia a dia da sua empresa. 

 

Durante esse texto você vai ter acesso a um guia básico sobre MDM e irá compreender alguns pontos relevantes sobre essa tecnologia: 

  • O que é MDM? 
  • Como o MDM funciona? 
  • Qual a utilidade do MDM para sua empresa? 
  • Como o MDM pode ser um diferencial para o seu negócio? 

 

O que é MDM? 

MDM é a sigla para Mobile Device Management, ou seja, MDM é um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis especialmente desenvolvido para o ambiente corporativo. Com esse software é possível gerenciar uma ampla gama de dispositivos, desde smartphones a tablets. 

 

O MDM foi criado justamente para facilitar o dia a dia das empresas que trabalham com equipes remotas, como, por exemplo, equipe de vendas. Através desse tipo de gerenciamento é possível controlar e proteger os aparelhos, além de também ser possível extrair dados estratégicos do uso desses dispositivos para garantir o crescimento da empresa. 

 

Como o MDM funciona? 

O MDM funciona como um console, é um sistema que reúne todos os dispositivos cadastrados e, através dele é possível executar diferentes tipos de ações. Para tanto, é preciso que os aparelhos sejam cadastrados e que o programa opere de um servidor, assim será possível estabelecer uma comunicação entre os equipamentos. 

 

Através do MDM, o TI da empresa pode agendar atualizações, rastrear a localização, bloquear acessos, fazer limpeza remota. Essa ferramenta atua para organizar e administrar os aparelhos móveis corporativos em uma única interface. 

 

Qual a utilidade do MDM para sua empresa? 

Usar um sistema para monitorar e gerenciar os aparelhos corporativos traz várias vantagens para uma empresa, sendo a principal delas a possibilidade de ver a lucratividade crescer e o seu negócio se desenvolver ainda mais. Isso porque o MDM traz mais escalabilidade para o empreendimento, garante mais agilidade no atendimento e mantém a produtividade dos colaboradores. 

 

Nesse tópico vamos compreender como tudo isso é possível e ainda conhecer mais algumas das utilidades desse tipo de ferramenta. 

 

Um cliente aciona o sistema de atendimento e relata uma dificuldade com um produto, ou pede para ver mais opções, ou pretende fechar um negócio. Nesses casos, o ideal é prestar toda a assistência o mais rápido possível, certo? O MDM permite localizar e rastrear os aparelhos e, com isso, é possível economizar tempo e recursos, enviando o vendedor mais perto do cliente para atender àquela solicitação. 

 

Ou ainda, o aparelho de um colaborador é roubado e ali estão informações confidenciais dos clientes: mais uma vez o MDM é muito útil, pois através dele é possível fazer a limpeza remota de dados. Assim, o conteúdo do cliente e do colaborador fica devidamente protegido. 

 

Além disso, o MDM permite bloquear e restringir acesso a determinados sites e aplicativos, garantindo que o colaborador não usará o plano de dados da empresa de maneira irresponsável e que também manterá os índices de produtividade. Nos casos nos quais os colaboradores usam aparelhos próprios, o MDM também opera e garante privacidade aos dados particulares, criando perfis separados para o uso do dispositivo durante o horário de trabalho. 

 

Como o MDM pode ser um diferencial para o seu negócio? 

 

Como verificamos no tópico anterior, o uso do MDM é muito vantajoso para uma empresa. Para além das utilidades já mencionadas, o software também disponibiliza dados sobre o uso dos aparelhos e, com isso, é possível organizar relatórios com dados estratégicos para a companhia. Ou seja, contar com MDM para organizar e gerenciar os dispositivos móveis da sua empresa é um diferencial enorme. 

 

Para saber mais sobre as vantagens do MDM, seu funcionamento e como instalar esse tipo de ferramenta no seu negócio, confira o nosso blog. A Cloud4mobile conta com uma solução completa de MDM e produz muito material para esclarecer todas as dúvidas sobre essa tecnologia. Confira nossos artigos ou entre em contato com nossa equipe. Você também pode experimentar o MDM fazendo um teste gratuito, acesse nosso site e confira!